CÂMARA DO RECIFE
Centro TEA para adolescentes na Agamenon Magalhães entra na fase final das obras
Divulgação
Recife

Centro TEA para adolescentes na Agamenon Magalhães entra na fase final das obras

Por Roberto Oliveira

O Recife avança na ampliação da sua rede especializada de saúde com as obras do primeiro Núcleo de Desenvolvimento Integral/Centro TEA voltado exclusivamente para adolescentes, que também vai abrigar a nova Central de Alergologia do município. A unidade, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, em Santo Amaro (próximo à Reitoria da UPE), foi vistoriada nesta terça-feira (17) pelo prefeito João Campos e tem previsão de conclusão até o fim do mês. O espaço terá capacidade para realizar cerca de 2,5 mil atendimentos mensais de jovens entre 14 e 21 anos. Com a entrega, o Recife passará a contar com oito Centros TEA na rede municipal.

Durante a vistoria, o prefeito destacou o caráter inédito do equipamento e a ampliação do cuidado na rede municipal. “Esse será o oitavo Centro TEA da cidade, mas o primeiro voltado exclusivamente para adolescentes e jovens até 21 anos, atendendo a uma demanda importante das famílias”, afirmou. Ele também ressaltou o acompanhamento contínuo. “A unidade vai garantir terapias e suporte multiprofissional para além da infância, com atendimento adequado a essa fase da vida”, completou.

Em sua estrutura, o serviço contará com consultórios e salas para atividades em grupo, com atuação de profissionais de Psiquiatria, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço Social e Nutrição, além de áreas como Arte-Educação, Educação Física e Psicopedagogia. A proposta inclui ainda a integração com outros órgãos municipais para oferta de atividades de inclusão digital, práticas artísticas e ações voltadas à saúde e ao bem-estar. O investimento nas obras é de R$ 600 mil.

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, destacou a importância do novo equipamento para garantir a continuidade do cuidado. “Com essa unidade, vamos acompanhar os adolescentes a partir dos 14 anos, com foco em socialização, autonomia e qualificação para inclusão social e profissional”, explicou. Segundo ela, o serviço contará com uma atuação integrada com outras secretarias, ampliando as oportunidades de desenvolvimento dos jovens atendidos.

Nova Central de Alergologia - O novo espaço também vai sediar a Central de Alergologia do Recife, serviço de referência para todo o estado, que atende pacientes da Região Metropolitana e do interior. A unidade terá capacidade para 4.500 atendimentos mensais, com oferta de 40 tipos de testes de contato (patch test) e 21 testes inalantes (prick test), além de mais de 24 mil exames realizados por mês.

Atualmente instalada na Avenida João de Barros, em Santo Amaro, a Central passará a funcionar em uma estrutura mais moderna e adequada às normas da Anvisa. O serviço conta com 62 profissionais, sendo 11 médicos alergologistas.

O prefeito destacou a relevância da nova estrutura para ampliar e qualificar o atendimento. Ele ressaltou o alcance do serviço: “É um equipamento que atende pessoas de todo o estado e reforça a importância do Recife como referência nesse tipo de atendimento”. Também destacou a localização e a qualificação do espaço: “A nova Central de Alergologia vai funcionar em uma área central da cidade, com estrutura moderna e mais adequada para atender melhor a população”.