OAB-PE apoia a 21ª Semana Nacional de Conciliação e realiza ação no Recife
Por Laura Mendes
A construção de acordos por meio do diálogo e a busca por soluções mais rápidas para conflitos judiciais estão no centro da 21ª Semana Nacional de Conciliação. No Estado, a iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mobiliza o Tribunal de Justiça (TJPE), que tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), por meio das comissões de Conciliação, Mediação e Arbitragem (CCMA) e de Defesa do Consumidor (CDC).
No Coworking Professor Octávio Lôbo, instalado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a programação teve início na manhã desta quinta-feira (05), com a participação da diretora de Comunicação da OAB-PE, Luana Guarino.
A atuação da Ordem na campanha reforça o compromisso institucional com iniciativas que aproximam a advocacia da sociedade e ampliam as possibilidades de resolução consensual de conflitos. A OAB Pernambuco realizou um chamamento público, para que os escritórios de advocacia pudessem indicar processos aptos a participar da conciliação.
Para a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, a mobilização representa uma oportunidade de fortalecer práticas colaborativas no sistema de Justiça. “A conciliação permite que as partes tenham participação ativa na construção de soluções para suas demandas. É um caminho que valoriza o diálogo, contribui para reduzir o tempo de tramitação dos processos e beneficia tanto a advocacia quanto os cidadãos”, destacou.
Durante a abertura das atividades, Luana Guarino esteve acompanhada do coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJPE), o juiz José André Machado Barbosa Pinto; da presidente da CCMA, Ana Barbosa; da secretária adjunta da CDC, Júlia Cantarelli; e da gestora de projetos da OAB-PE, Karina Oliveira. Ao todo, a ação contou com 24 voluntários, membros das comissões, que atuaram na mediação entre as partes do processo.
A diretora de Comunicação da OAB-PE, Luana Guarino, também ressaltou a importância da cooperação entre as instituições para tornar a prestação jurisdicional mais eficiente. “A união de esforços em iniciativas como essa contribui para dar mais agilidade aos processos e ampliar o acesso da população a uma Justiça resolutiva. A OAB de Pernambuco tem satisfação em participar de uma ação que estimula a cidadania e fortalece a cultura da conciliação no Estado”, afirmou.
A programação no espaço da OAB-PE contempla sessões de conciliação nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6). Segundo Ana Barbosa, até 180 processos de Recife e da Região Metropolitana podem receber atendimento durante os dois dias, com predominância de demandas cíveis relacionadas ao direito do consumidor. “São processos nos quais uma conversa bem conduzida pode abrir espaço para acordos e encerrar controvérsias que, muitas vezes, se arrastam no Judiciário. É uma oportunidade para que as partes encontrem uma solução construída em conjunto. Conciliação é a melhor solução”, explicou a presidente da CCMA.
Informações: OAB-PE.