Gov
Médicos de Olinda aprovam suspensão de paralisação após avanços nas negociações com a gestão municipal
SIMEPE
SIMEPE

Médicos de Olinda aprovam suspensão de paralisação após avanços nas negociações com a gestão municipal

Por Divulgação

Os avanços nas negociações entre o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e a Prefeitura de Olinda foram apresentados e discutidos durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada na noite desta quinta-feira (22/10), com médicos da rede municipal de saúde. Após avaliar os resultados das tratativas, a categoria aprovou, por ampla maioria, a suspensão da paralisação de 24 horas prevista para a próxima terça-feira (27/10).

Durante a assembleia, realizada de forma remota, pela plataforma Zoom, foram apresentados os avanços relacionados à valorização profissional, entre eles o aumento da Gratificação Assistencial de Urgência (GAU) para os médicos das emergências e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além da criação de uma gratificação para os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF). As medidas, já aprovadas pelo Poder Legislativo municipal, terão efeitos retroativos a 1º de outubro de 2026.

A AGE foi coordenada pelo diretor Rodrigo Rosas e contou com a participação da vice-presidente do Simepe, Jamilly Leite, do secretário-geral, Marcílio Oliveira, de outros diretores da entidade e do advogado da Defensoria Médica (DFM), Ricardo Santos.

Para Rodrigo Rosas, os resultados representam avanços importantes, construídos a partir da mobilização dos médicos e da atuação sindical, mas ainda há reivindicações que precisam ser discutidas com a gestão municipal.

“Os avanços conquistados demonstram a importância da união da categoria e da atuação permanente do Simepe. A suspensão da paralisação é uma decisão coletiva, tomada diante dos resultados apresentados, mas nosso compromisso permanece: seguir negociando e buscando soluções para as demais reivindicações dos médicos de Olinda”, destacou o diretor.

O Simepe reforça a importância da participação das médicas e dos médicos de Olinda na próxima AGE, que será realizada presencialmente no dia 5 de novembro, às 15h, na sede do Sindicato. Na ocasião, a categoria poderá avaliar a continuidade das negociações e deliberar sobre os próximos encaminhamentos do movimento.

A entidade reafirma seu compromisso com a valorização profissional, a defesa de condições dignas de trabalho e o fortalecimento da assistência à saúde da população de Olinda.