logo
Em 10 de Abril de 2021 às 10:42
Histórico! Brasil faz a primeira videochamada com uso do 5G "puro"

O presidente Jair Bolsonaro recebeu a primeira ligação via 5G do país, realizada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria

Há 145 anos, em 10 de março de 1876, o inventor escocês Graham Bell fez a primeira chamada telefônica da história, pronunciando a célebre e conhecida frase: "Senhor Watson, venha aqui, eu quero vê-lo", para seu assistente. Quase 150 anos depois, em 9 de março de 2021, uma nova história das telecomunicações se inicia no Brasil.

De um lado da linha, em Brasília, o presidente da República, Jair Bolsonaro. Do outro, em São Paulo, o ministro das Comunicações, Fábio Faria. A primeira videochamada do Brasil utilizando a tecnologia 5G standalone (5G puro) foi com o apoio da Nokia. 

Na conversa, Bolsonaro falou sobre a inovação que o 5G trará ao país e agradeceu ao ministro Fábio Faria. "Parabéns por estar colaborando com a evolução tecnológica no Brasil e no mundo. Precisamos integrar as regiões cada vez mais, em especial Norte e Nordeste. Vamos avançar muito com essa tecnologia. Da nossa parte, faremos o possível e o impossível para adquirir o 5G, que terá impacto nas famílias e nas empresas. Isso será muito bom para o Brasil", pontuou o presidente.

O ministro das Comunicações também ressaltou as qualidades da nova geração de dados móveis.

"A antena do 5G é 4 vezes menor do que a antena do 4G e, além de mais leve, ela é mais precisa e consome menos energia".

Durante a videochamada, o ministro também anunciou o evento do MCom que acontece no próximo mês. “No dia 5 de maio teremos o Digital Day, com drones e robôs para demonstrar à população tudo que virá no futuro. Estamos realizando a primeira ligação em 5G standalone no Brasil. Em breve, teremos o leilão dessa tecnologia e, com ela, vamos acabar com o deserto digital do país e garantir conectividade para todos", afirmou o ministro.

A demonstração faz parte de uma série de visitas que o Governo Federal tem realizado à fabricantes da tecnologia 5G, que será implantada até 2022 no Brasil.

Também participaram da ação de hoje, o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SP), Paulo Skaf, e o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, Danilo Freire Souza.

Durante a solenidade foi assinado um acordo para a criação de um laboratório de tecnologia 5G na UFCG, o Lab 5G. Coincidentemente, neste dia 9 de abril, a Universidade faz aniversário e ganha este presente. A instituição de ensino é considerada um dos grandes polos tecnológicos do país.

A demonstração da Nokia também contou com a participação de um robô, que se aproximou dos presentes e pronunciou a seguinte frase: “Com esse acordo, daremos prosseguimento a uma nova etapa na formação de profissionais para o futuro do Brasil, garantindo mais qualificação e mais oportunidades”.

Olho no futuro - Parte do excelente desempenho do 5G em relação à geração anterior de dados móveis deve-se à baixíssima latência, de alguns milésimos de segundo. Dentre as aplicações para o usuário comum de Internet está a transferência e recebimento de dados em tempo real, carregamento instantâneo de vídeos em altíssimas resoluções (como 4k e 8k), jogos on-line sem interrupções, realidade aumentada, casas inteligentes, entre muitas outras.

Com o 5G, surgirá a demanda por um novo perfil profissional, voltado para a economia digital. De olho nesses trabalhadores do futuro, as empresas que dominam a nova geração de dados móveis têm investido em projetos experimentais e capacitação.

5G no Brasil - Assim como ocorreu durante a visita da missão 5G à Europa e Ásia, o MCom tem buscado conhecer as iniciativas desse tipo de conexão em desenvolvimento no Brasil. No mês de março, o ministro Fábio Faria participou da inauguração da primeira linha de produção de placas 5G na América Latina, na unidade da Ericsson de São José dos Campos (SP).

Enquanto o edital do 5G segue em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o MCom tem se empenhado e está aberto a conhecer as tecnologias das empresas que fabricam equipamentos da nova geração de conectividade. A previsão é de que o leilão das radiofrequências ocorra ainda neste ano, e que todas as capitais recebam o 5G standalone até julho de 2022.

Licitação - O MCom estabeleceu uma série de obrigações que visam a redução das desigualdades regionais em telecomunicações para as operadoras vencedoras do leilão de radiofrequências.

As empresas terão de viabilizar o projeto Norte Conectado, que irá levar Internet a cerca de 10 milhões de habitantes da Região Amazônica via cabos de fibra óptica subfluviais. Também será obrigatória a oferta de sinal 4G ou superior em todas as localidades com mais de 600 habitantes, além da conexão de até 48 mil quilômetros de rodovias federais, o que atende a uma demanda antiga de motoristas, caminhoneiros e passageiros nas estradas brasileiras.

As portarias publicadas pelo Ministério das Comunicações para orientar o edital também preveem a criação de uma rede privativa para o Governo Federal, que poderá ser oferecida a outros Poderes. A rede será construída e operada por um parceiro privado, mas será o meio utilizado para o tráfego de informações confidenciais, sigilosas e sensíveis, de forma criptografada.

Ainda de acordo com as definições do MCom para o certame, todos os municípios deverão ser atendidos por fibra ótica – ao menos em suas sedes.

As empresas também ficarão responsáveis por amparar famílias beneficiárias de programas sociais e que assistam à TV aberta via antena parabólica, já que esse tipo de antena pode interferir no sinal 5G. Esses aparelhos serão substituídos pelos que recebem sinal via satélite.

É importante ressaltar que as participantes do leilão são as operadoras de telecomunicações, como as que oferecem o sinal de telefone e dados móveis dos celulares, por exemplo. As fabricantes dos equipamentos 5G poderão ser contratadas pelas operadoras de acordo com os próprios critérios.

Filadelfia FM AO VIVO