logo
Em 09 de Abril de 2021 às 09:24
Fernando Bezerra propõe incluir responsáveis por órfãos da Covid nos grupos prioritários da vacinação

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) apresentou sugestão ao Ministério da Saúde para que sejam incluídos nos grupos prioritários da vacinação os responsáveis por crianças que perderam os pais para a Covid-19. O objetivo é priorizar a imunização do genitor ou do responsável pela criança cujos pais tenham falecido em decorrência da doença.  


“Um dos mais trágicos efeitos da pandemia que se abateu sobre o Brasil são os órfãos da Covid-19, fenômeno agravado por existirem, no País, grande número de famílias monoparentais, ou seja, formadas apenas por um dos pais e seus filhos”, explica Fernando Bezerra na Indicação 19, de 2021, protocolada nesta quinta-feira (8) no Senado.

Ele acrescenta que uma estratégia de vacinação que priorize os responsáveis pelos órfãos da Covid pode resguardar as crianças de mais perdas. “Os impactos sociais da doença na infância e na juventude são intensos. Isso acontece porque, entre outros problemas, ainda não se sabe quem ficará responsável por cuidar dos órfãos da Covid-19, que terão que suportar o impacto psicológico e econômico dessas perdas. Nesse sentido, precisamos resguardar essa população de crianças de mais perdas, e isso pode ser feito por meio de uma estratégia de vacinação.”

“Assim, consideramos importante priorizar, no Plano Nacional de Vacinação, as pessoas que ficaram responsáveis por manter os órfãos da Covid, para que eles não corram o risco de ficar ainda mais abandonados”, conclui o senador.

Rede Pernambuco de Rádios