logo
Em 20 de Janeiro de 2021 às 15:55
BEZERRENSES RECEBEM PRIMEIRA DOSE DA VACINA CONTRA O COVID-19 DURANTE APRESENTAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO

Em um dia histórico, as primeiras doses da vacina contra o Covid-19 chegaram ao município de Bezerros, no Agreste pernambucano. A prefeita Lucielle Laurentino e a secretária municipal de saúde, Iêda Campos, receberam, no final da manhã de ontem (terça-feira, 19), o primeiro lote de vacinas para combate ao vírus no município.

Uma live na página oficial da prefeitura (no Facebook) acompanhou parte do trajeto de chegada das vacinas até à sede da Prefeitura Municipal, local onde tanto a prefeita quanto a secretária de saúde se emocionaram ao falar sobre o momento de esperança para o povo bezerrense. “O início do fim. Esperamos que realmente estejamos mais próximos do fim dessa pandemia, hoje estamos vivendo um momento de esperanças”, destacou a prefeita Lucielle.

No final da tarde, foi realizada uma coletiva de imprensa para apresentação do Plano Municipal de Operacionalização para Vacinação Contra o Covid-19, bem como esclarecimentos e orientação sobre os grupos prioritários e etapas da campanha de vacinação. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização - PNI, Noele Cristina, explicou detalhadamente como vai funcionar o processo de vacinação no município que deve contar com quatro fases.

Na primeira fase serão vacinados os trabalhadores da saúde (ou seja, os profissionais da linha de frente no combate ao Covid-19) e pessoas institucionalizadas (idosos) com mais de 60 anos. Na segunda fase, serão os demais idosos e a população quilombola. A terceira fase contempla pessoas com alguma comorbidade (ou seja, duas ou mais doenças). Por fim, a quarta fase e última fase abrange profissionais de segurança e salvamento, caminhoneiros, pessoas privadas de liberdade, trabalhadores da educação e pessoas com deficiência permanente severa. 

“Recebemos hoje 30% das vacinas para a primeira fase da campanha, que serão os profissionais de saúde e idosos do nosso asilo, e quem receber a primeira dose, já garante a segunda, pois o fabricante deve ser o mesmo nas duas doses”, explicou a secretária de saúde, Iêda Campos.

Durante a coletiva, um momento histórico e emocionante para todo o povo bezerrense. O Técnico em Enfermagem, Lourinaldo Santos, de 50 anos de idade, recebeu a primeira dose da vacina contra o novo Coronavírus. Louro Enfermeiro como é mais conhecido, trabalha na área de saúde há mais de 30 anos. “É um privilégio, como profissional de saúde, dar esse exemplo e ser o primeiro a ser vacinado", destacou o profissional que foi aplaudido pelas autoridades, trabalhadores da saúde e profissionais da imprensa.

Logo em seguida, a parteira e também Técnica em Enfermagem, Lucidalva Pereira, 55 anos de idade, foi vacinada. “Meirinha”, como é mais conhecida, atua na área há mais de 36 anos. “É um sentimento de esperança de que dias melhores virão. Eu me sinto uma pessoa premiada em tomar a primeira dose da vacina”, destacou Lucidalva. 

A profissional de saúde, Viviane Fabrícia, de 33 anos de idade, Técnica em Enfermagem que atua há mais de uma década na saúde e há sete anos no Programa social de Imunização - PNI, foi quem aplicou ambas as doses da vacina contra o Covid-19.

Vale lembrar que todas as medidas de segurança sanitária foram rigidamente seguidas durante a coletiva de imprensa que contou com a presença da prefeita Lucielle Laurentino, da vice-prefeita Socorro Silva, da secretária de saúde Iêda Campos, da secretária adjunta de saúde Larissa Moura, da coordenadora do Programa Nacional de Imunização Noele Cristina, além da presença de vereadores da base aliada da gestão municipal.

PRIMEIROS BEZERRENSES VACINADOS:

Lourinaldo Santos, 50 anos de idade, nascido em Bezerros, trabalha como Técnico em Enfermagem no Hospital Jesus Pequenino há mais de 30 anos, trabalhou no Hospital São Sebastião em Caruaru, atuou na unidade Mista de Sairé, tem formação acadêmica em Serviço Social e atualmente trabalha na UPA e no Hospital Jesus Pequenino em Bezerros.

Lucidalva Pereira da Silva, 55 anos de idade, nascida em Bezerros. Técnica em enfermagem e parteira, atua há 36 anos na Maternidade de Bezerros.

TÉCNICA EM ENFERMAGEM QUE APLICOU A VACINA:

Viviane Fabrícia da Silva, 33 anos, nascida em Bezerros, é Técnica em Enfermagem, trabalhou no Posto de Saúde da Família - PSF e Programa Nacional de Imunização - PNI desde 2003.

Rede Pernambuco de Rádios