logo
Em 22 de Outubro de 2020 às 17:11
Precisamos de penas mais severas: perdemos mais um herói para a falência da segurança pública diz Joel da Harpa
Matou e foi solto após audiência de Custódia. O assassinato de um policial militar durante a abordagem a um veículo em Gaibu é a mostra da falência do sistema de segurança pública. Especialmente, na semana em que foram divulgados dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, quanto ao aumento do número de homicídios em Pernambuco. A afirmação é do Deputado Joel da Harpa.

Joel destaca que não foi um crime qualquer. “Desde 2015, a Lei 13.142 tornou crime hediondo e qualificado o assassinato de policiais no exercício da função ou em decorrência dela. A sanção dessa lei faz parte de um pacote de projetos elaborados pelo Congresso para tentar combater a violência mas o endurecimento das leis sem outras políticas que efetivamente reduzam a criminalidade não trará resultados”, afirma o parlamentar. 

Preocupado com o crescimento da violência mesmo com o isolamento social, Joel acredita que é hora de fazer um amplo debate sobre o futuro do sistema de segurança pública no estado e também no Brasil todo. De janeiro a junho de 2020, 1.962 pessoas foram assassinadas em Pernambuco. O número representa aumento de 11,8% com relação ao mesmo período de 2019, que foi de 1.755 vítimas. “O tempo urge e todos sofrem as consequências dessa violência desenfreada: a população e os profissionais de segurança pública”, diz o parlamentar. 

Para Joel, é hora de unir forças com representações dos mais diversos segmentos da sociedade, incluindo lideranças da segurança pública e poderes públicos. Ouvir todos os lados, pensar em projetos, começar do zero. “Também precisamos de um amplo debate nacional sobre o tema. O mundo mudou, as necessidades do povo também. É preciso criar um modelo que atenda as necessidades reais do que vivemos hoje”, conclui.
Filadelfia FM AO VIVO