Acompanhe as eleições 2º turno em andamento

Ver resultados
Gov
Presidente da Comissão de Justiça faz balanço do 1º semestre
Notícia

Presidente da Comissão de Justiça faz balanço do 1º semestre

O presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Waldemar Borges, apresentou, na Reunião Plenária Remota desta terça-feira (30), o balanço dos trabalhos do colegiado neste 1º semestre de 2020. “Fomos todos surpreendidos por uma pandemia que talvez ninguém pudesse imaginar a sua dimensão, nem as consequências que ela traria na vida de cada ser humano deste planeta, desarticulando rotinas, obrigando a todos a refazer roteiros e projetos, testando a capacidade de adaptação de cada um de nós dentro desse novo quadro de extrema complexidade”, ressaltou.


Apesar disso, Borges avaliou que, mesmo diante desse quadro de pandemia pelo novo coronavírus, a CCLJ teve uma produção muito boa. “Todos juntos produzimos mais do que no 1º semestre de 2019”, revelou. O parlamentar registrou que foram distribuídos um total de 579 projetos dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, em 21 reuniões realizadas. Foram votadas 380 proposições, sendo 375 aprovadas e cinco rejeitadas.


“Fomos bem sucedidos, aprendemos, garantimos uma presença maior dos deputados e tivemos uma audiência grande, com as pessoas acompanhando o trabalho da Assembleia Legislativa, o que é muito positivo para que se aumente o controle social sobre os representantes do povo”, acrescentou. O deputado agradeceu a todos os integrantes da Comissão e ao corpo técnico que fazem com que todo o trabalho aconteça da melhor forma possível.


“O Poder Legislativo teve uma grande agilidade para se adaptar a esses novos tempos. Criamos o Sistema de Deliberação Remota e introduzimos no Regimento Interno modificações, criando ritos sumários para discussão e votação de matérias que tivesse vinculação direta ao combate ao novo coronavírus”, disse. “Entendo que chegamos ao final deste semestre dando conta de que fomos, dentro de toda a adversidade que essa pandemia colocou, bem sucedidos em enfrentarmos esse momento”, concluiu.