Mota destaca entrega de obras em Riacho das Almas

Publicado por Alberes Xavier em 28/11/2019 às 16:11



O prefeito da cidade de Riacho das Almas, Mota (PSB), segue realizando entregas de obras em seu município. Dessa vez, o prefeito celebrou a conclusão de mais uma praça na cidade e exaltou sua parceria com o governador Paulo Câmara (PSB) e o deputado federal Felipe Carreiras (PSB).


Em participação ao programa Cidade em Foco, o gestor falou sobre a satisfação de continuar trabalhando em prol do seu município. "Estamos muito felizes aqui em Riacho da Almas. Onde tivemos a satisfação de entregar a conclusão da praça do Bairro da Cohab. Uma praça muito bonita, com um ambiente muito saudável, de esporte, lazer, para a população. Então estou muito feliz em saber que a Prefeitura de Riacho das Almas está concluindo mais uma obra", disse.


Na oportunidade, o gestor destacou algumas ações na cidade e celebrou sua parceria com o governador Paulo Câmara e o deputado Felipe Carreiras. "A gente tem investido muito nessa questão de esporte, lazer, praças. Para se ter uma ideia, concluímos a Praça da Cohab, e estaremos concluindo daqui uns dias a Praça da Matriz, uma belíssima praça, que conseguimos através de recursos do Governo do Estado, o Governador Paulo Câmara, juntamente com o deputado Felipe Carreiras", disse.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net

PSDB-PE realiza grande Ato de Filiação em Santa Cruz do Capibaribe

Publicado por Alberes Xavier em 28/11/2019 às 16:05



O Movimento 45 chega, neste sábado, 30, com um grande Ato de Filiação a Santa Cruz do Capibaribe, município da presidente estadual do partido e deputada estadual, Alessandra Vieira e comandado pelo prefeito tucano Edson Vieira. O evento que contará com as presenças do presidente do partido no município, Zé Minhoca e do presidente da Juventude Estadual do PSDB, vereador Klemerson Pipoca , ocorrerá a partir das 10h, no Espaço Cultural da Casa da Criança, localizado na Rua Antônio Burgos, bairro Nova Santa Cruz.


“O Movimento 45 é uma oportunidade de ouvir os nossos filiados para construir um novo momento para o PSDB de Pernambuco. Queremos cada vez mais escutar as ruas para pensar e propor políticas públicas e alternativas de gestão para Pernambuco. Com isso, vamos agregando os novos filiados”, afirma a presidente do partido.


“É uma alegria poder receber esse evento em Santa Cruz e fortalecer o PSDB com os meus conterrâneos. Vamos juntos buscar um novo momento no partido ouvindo e dando oportunidade para os novos filiados ajudarem na construção de um novo Pernambuco”, ressalta o prefeito Edson Vieira. 


Na ocasião, prefeitos, vereadores e líderes tucanos estarão no local para participar e dar incentivo aos novos filiados.

INICIATIVA PIONEIRA: Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe forma primeira turma de alunos do curso de Robótica

Publicado por Alberes Xavier em 28/11/2019 às 16:04



Nessa quarta-feira (27), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realizou a Sessão Solene de entrega dos certificados aos 36 alunos concluintes da primeira turma do curso de Robótica, Automação e Programação Via Arduino.


A iniciativa pioneira da Câmara de Santa Cruz foi ofertada gratuitamente para crianças e jovens entre 10 e 14 anos. Ao final do curso os alunos desenvolveram vários projetos interessantes como o boné que auxilia quem tem problemas de visão. O equipamento emite um aviso sonoro quando o usuário se aproxima de algum obstáculo. A turma também produziu uma lixeira inteligente que abre e fecha sozinha de acordo com a proximidade das mãos.


De acordo com o professor do curso, Wellygton Vieira, a proposta principal foi despertar a curiosidade nos jovens.


“Foram quatro meses muito satisfatórios, onde buscamos passar o básico da programação, da plataforma Arduino. Chegamos com cinco projetos e foi sucesso. Toda turma saiu com a noção de eletrônica, robótica e tudo que a tecnologia oferece hoje”, disse.


Para Jane Cleide Lopes, mãe do pequeno Sebastian Rufino, é gratificante ver o interesse do filho pelo assunto.


“A gente vê a alegria dele em participar de um curso como esse. Eu o vejo na internet, pesquisando no Youtube coisas relacionadas à robótica, às novas tecnologias. É muito bom para mim saber que ele está usando a internet de uma maneira inteligente. Então é só alegria e muito orgulho do meu filho”, destacou Jane.


Responsável pela implantação do Curso, o presidente da Câmara, Augusto Maia falou da importância de o Poder Público buscar ações que beneficiem diretamente a população.


“Esse curso iniciou na nossa gestão e hoje estamos formando quase 40 alunos de forma gratuita. Que no futuro esses alunos possam levar para o seu dia a dia, na sua formação ou no para o mercado de trabalho, mais à frente. Essa é a nossa função. De uma forma inovadora, fazer com que a Câmara de Vereadores saia um pouco da parte legislativa e possa contribuir de forma positiva com o futuro desses jovens”, abordou o presidente.


Os vereadores Ronaldo Pacas, Junior Gomes, Deomedes Brito, Klemerson Pipoca, Zezin Buxin, Helinho Aragão, Joab Gomes, Capilé da Palestina, Jéssyca Cavalcanti e Ernesto Maia também prestigiaram os formandos.


Além do curso de Robótica, a Câmara de Santa Cruz do Capibaribe oferece os cursos de Informática Básica e Designer Gráfico. A proposta já formou mais de 3.500 alunos de todas as idades.

Bolsonaro inaugura última turbina de Belo Monte

Publicado por Alberes Xavier em 28/11/2019 às 06:15



Após a inauguração da ultima turbina, presidente finaliza entrega de Belo Monte. Com funcionamento completo, usina hidrelétrica no Pará tem a quarta maior capacidade do mundo.


Por Da Redação da Veja


O presidente Jair Bolsonaro inaugurou, nesta quarta-feira 27, ao lado da primeira-dama Michelle, a última turbina da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte, em Vitória do Xingu no Pará, que passa a operar dentro da maior capacidade instalada de todas as UHEs nacionais, com 11 GW e 18 turbinas.


O presidente não fez pronunciamento na ocasião. Ao final da cerimônia, Bolsonaro fez o acionamento simbólico das unidades geradoras de Belo Monte. Também participaram da cerimônia o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.


A represa sobre o rio Xingu, no estado do Pará, custou cerca de 40 bilhões de reais e a partir de agora dispõe de uma capacidade instalada de 11.233 Megawatts, superada apenas pelas represas chinesas de Tres Gargantas e Xiluodu, e Itaipu.


Acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, de seu ministro da Energia e autoridades locais, Bolsonaro inaugurou uma placa comemorativa e apertou um botão para acionar simbolicamente as turbinas da hidrelétrica.


“A conclusão dessa obra concebida na década de 70 é marco histórico sim para o nosso país”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.


“Belo Monte vai gerar energia para atender 18 milhões de residências ou 60 milhões de brasileiros, o que equivale à população da Itália”, destacou na semana passada o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, ao autorizar o início dos trabalhos da última turbina pela administradora estatal Norte Energia.


Embora o projeto tenha sido concebido durante a ditadura militar (1964-1975), a licitação das obras foi lançada em 2010, no último ano de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


As primeiras turbinas começaram a funcionar em 2016, com sua sucessora Dilma Rousseff, também do Partido dos Trabalhadores (PT), sob fortes críticas de populações deslocadas, comunidades indígenas e grupos ambientalistas.


(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

Alunos da ETE José Nivaldo e Escola Santo Antônio visitam o Museu da Sulanca

Publicado por Alberes Xavier em 28/11/2019 às 06:04



Na última terça-feira (26), turmas de alunos da Escola Santo Antônio e Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos visitaram o Museu da Sulanca. Instalado no hall de entrada do Centro de Eventos do Moda Center, o local conta com importante acervo que conta a história e a evolução das feiras de confecções em Santa Cruz do Capibaribe.


As visitas aconteceram na parte da tarde e os quase 60 alunos puderam conferir, além do acervo de peças do museu (composto por máquinas de costura antigas, livros, revistas, jornais e uma representação cenográfica das primeiras feiras de rua), a exposição “Nós Sulanca”, que traz um olhar diferenciado acerca das personalidades que fizeram e fazem parte desse processo contínuo de evolução, e que está em cartaz até o próximo dia 10 de dezembro.


O Museu da Sulanca, que está em processo de formação de seu acervo, está aberto à visitação pública, de domingo à quarta-feira, sempre em horário comercial. Excursões e escolas devem agendar a visita pelo número: (81) 3759-1000 ou pelo e-mail museu@modacentersantacruz.com.br.

FEITOSA PEDE QUE DECRETO ESTADUAL SEJA ALTERADO

Publicado por Alberes Xavier em 28/11/2019 às 06:03



Em aparte ao pronunciamento de Joel da Harpa, nesta quarta-feira (27), o deputado Alberto Feitosa (SD) saiu em defesa dos trabalhadores que integram o Serviço de Transporte Público, Táxi e Lotação com capacidade de até seis pessoas. Feitosa pediu que o decreto estadual, nº 40.559/2019, que aprova o Regulamento do Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros de Estados, oferecido por concessão ou permissão, passe por revisão.


A medida deixa de fora 15 mil cidadãos que sobrevivem dessa modalidade de transporte alternativo, dentre eles, os pernambucanos que moram no interior do Estado, que utilizam as poucas linhas regulares de transporte. Apesar de estar previsto nas normas estaduais, o subsistema complementar ainda não foi regulamento.


“Tenho dito e reafirmo: o maior programa social do País é a carteira do trabalhador e do pai de família assinada. Peço aqui que este decreto seja ampliado, de modo que torne regular essa atividade fundamental para a sociedade pernambucana e brasileira.” afirmou.

Vereadores da bancada de situação visitam Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Publicado por Alberes Xavier em 27/11/2019 às 22:42



Seguindo a agenda de visitas às secretarias do município de Santa Cruz do Capibaribe, os vereadores da bancada de situação visitaram na manhã desta quarta-feira (27) a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta responsável pelo gerenciamento de importantes centros de comercialização da cidade, como a Central de Feiras e Mercados e o Calçadão Miguel Arraes de Alencar.


Participaram da reunião o secretário Isac Aragão, o secretário executivo de Agricultura Lenildo Aragão, os gerenciadores do Calçadão, Zé Nelson, da Central de Feiras, Edmilson Maciel e Josinaldo Lucas, o Chefe do Gabinete do Poder Executivo Euzébio Pereira e os vereadores Zezin Buxin, Nailson Ramos, Pipoca, Jéssyca Cavalcanti e Irmão Val. O objetivo da reunião é de manter a proximidade entre o poder executivo, as secretarias e o poder legislativo.


O secretário Isac Aragão considerou a visita positiva para a exposição de demandas e a possibilidade de estudarem soluções. "Estas visitas são essenciais para que todo o poder público possa agir de maneira sincronizada, buscando melhorias para a sociedade e não apenas a bancada de vereadores, mas todos os cidadãos podem conhecer mais de perto nossos serviços", disse. 


O vereador Nailson Ramos, participou da reunião e reconheceu a necessidade das visitas. "Nossa presença de maneira periódica como está acontecendo é muito importante, pois podemos assim acompanhar todas as demandas que surgem nos serviços e podemos não apenas reivindicar, mas buscar as devidas soluções em parceria com os secretários", afirmou.


Irmão Val também reforçou a necessidade da apresentação de questões que envolvam as secretarias. "Nosso trabalho enquanto vereadores é o de fiscalizar, e realizar estas visitas mostra nossa preocupação com o bom funcionamento dos equipamentos públicos", comentou.


Anteriormente a bancada de Situação visitou as secretarias de Mobilidade Urbana e de Governo e Desenvolvimento Social.

"A gente não pode deixar que essas confusões lá de Brasília venha nos atrapalhar", afirma Sileno Guedes

Publicado por Alberes Xavier em 27/11/2019 às 16:17



O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes (PSB), falou, ao Blog do Alberes Xavier e para o programa Cidade em Foco, sobre o sucesso do programa do 13º do Bolsa Família, comentou a relação do Governo Estadual com o Governo Bolsonaro e relatou trabalhos desenvolvidos pela sua pasta.


Durante o programa, que é transmitido pela Rede Agreste de Rádios, o secretário comentou a relação do Governo Estadual com o Governo Federal e falou sobre o programa do 13º do Bolsa Família, que gerou nos últimos dias um debate sobre quem de fato iria financiar a proposta.


"A gente não pode deixar que essas confusões lá de Brasília venha nos atrapalhar. Essa discussão, por exemplo, do 13º do Bolsa Família é uma discussão boba, porque o Governador Paulo Câmara lançou o compromisso de pagar mais uma parcela do beneficiário do Bolsa Família", disse o mesmo, esclarecendo que o projeto do governador Paulo Câmara não tem relação com o anúncio do Governo Federal que também deverá pagar mais uma parcela ao beneficiários do programa social.


Na oportunidade, Sileno lamentou a forma como o Governo Federal tem tratado a assistência social e destacou as ações que sua pasta tem feito para garantir investimentos e desenvolvimento da área. "É um desafio a gente garantir a manutenção dos serviços da assistência dos municípios, o Governo Estadual tem feito um esforço enorme para garantir esse serviço, com dificuldade 'ali e aculá', mas tem buscado a parceria com os municípios. E tem buscado também criar mecanismo para chegar diretamente a população, como é esse exemplo do 13º do Bolsa Família", disse.


Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Cambucá FM (104.9), Rádio Vale FM (91.7), Redentor FM (104,9), Orobó FM (105.9), Potyra FM (87,9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net

Coordenador do transporte escolar, diz que vereador de Taquaritinga do Norte faltou com a verdade

Publicado por Alberes Xavier em 27/11/2019 às 16:11



Segue a nota do Coordenador do Transporte Escolar


Tendo em vista alguns comentários e reclamações sobre supostos problemas em relação ao transporte escolar, venho esclarecer o seguinte: foi equivocada a fala do  Vereador quando afirmou que tinha 17 ônibus escolares, pois na verdade temos 20 ônibus em nossas rotas, dos quais, no momento, cinco estão em manutenção corretiva aguardando a chegada de peças de reposição não disponíveis em nossa região. Há 15 dias alugamos emergencialmente alguns veículos para substituir os ônibus ausentes,  porem enfrentamos outros problemas em relação à vistoria do DETRAN para os veículos alternativos o que causou certo transtorno já superado.


Também faltou com a verdade o outro vereador que afirmou que estávamos com  15 ônibus quebrados, se assim fosse as aulas não estariam acontecendo, e inclusive os professores de escolas particulares que pegam carona nos ônibus, não estariam indo trabalhar.


Enquanto estamos trabalhando sério, enfrentando e solucionando problemas, somos atacados pela politicagem destrutiva destes que procuram se promover tentando denegrir a imagem dos outros.


Nunca ouvimos esses “pseudos” defensores do povo cobrarem  do Governo do Estado, como cobramos, pois transportamos os alunos da Rede Estadual por conta de um  termo de cooperação, onde fazemos a nossa parte,  e a última vez que o Estado mandou um ônibus para o nosso Município foi em 2010. 


Não vamos ficar respondendo críticas desses que só sabem fazer barulho, pois temos mais o que fazer. Trabalhamos de sete da manha até às 10 da noite, sempre conectados com Diretores, Motoristas, Alunos e Pais de Alunos,  fazendo sempre o melhor possível para o bom andamento dos trabalhos no setor. E contamos para isso com o respaldo do Sr. Alexandre Melo Diretor do Departamento de Transportes do Município que se desdobra para resolver os problemas e disponibilizar o maior número possível de veículos.


Luís Carlos

Coordenador do transporte escolar