Vereador Professor Mirinho pede inclusão da guarda municipal na lista de profissionais com prioridade de vacinação contra Covid19

Preocupado com a saúde dos guardas municipais, o novo vereador do Recife, Professor Mirinho (Solidariedade) encaminhou ofício ao secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti. No documento, ele solicita a inclusão da categoria na lista de profissionais a terem prioridade na vacinação contra a Covid 19, lembrando que a mesma compõe a força de segurança e salvamento.


“Desde o início da pandemia, os guardas estão na linha de frente das ações de combate ao coronavírus, colaborando com a Prefeitura do Recife de diversas formas e, portanto, se expondo e colocando em risco a saúde. Perdemos muitos colegas de farda para essa terrivel doença”, afirma o vereador que é guarda municipal com ampla atuação como agente de trânsito. Atual presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Recife, ele promete não esquecer as origens. 


“Em nosso mandato, queremos destacar a importância da guarda municipal para o sistema de segurança pública. Temos consciência que as decisões dependem do Executivo mas não nos furtaremos de fazer nosso papel enquanto liderança que é de encaminhar os pleitos da categoria. Nosso gabinete está de portas abertas para a Nação Azul Marinho e quem desejar apresentar sugestões e ideias que possam enaltecer o trabalho desses profissionais”, conclui.

Eduardo da Fonte recebe vereadores Progressistas de Vitória de Santo Antão

O presidente estadual do Progressistas e deputado federal, Eduardo da Fonte, recebeu a visita dos vereadores do PP na cidade de Vitória de Santo Antão, Felipe Cézar, Biu de Genario, Carlos Henrique Queiroz e Beto de Bigode. Na ocasião, discutiram sobre emendas importantes para o município.


Os vereadores apresentaram projetos ao deputado, em busca de garantirem recursos importantes para as áreas da saúde, educação e segurança. O plano do partido em Vitória de Santo Antão é fortalecer cada vez mais a sua base para as eleições de 2022.


“É com muita alegria que recebi em meu gabinete os vereadores do PP, na cidade de Vitória de Santo Antão. Vamos trabalhar forte e levar conquistas significativas a esse município tão importante do estado de Pernambuco”, afirma o deputado Eduardo da Fonte.

Bom Jardim vacina todos profissionais da Saúde do município

Em Bom Jardim, no Agreste, a vacinação contra a Covid-19 começou na manhã desta quarta(20). A primeira a ser vacinada foi a técnica de enfermagem Josefa Henrique, conhecida em toda cidade como dona Neide. Ela é servidora da saúde há 25 anos. "Para mim foi uma emoção forte. Eu não esperava ser escolhida para esse momento tão importante. Eu estou muito feliz", disse, emocionada, com voz suave e os olhos lacrimejados.

 

O segundo vacinado foi o médico Sílvio Araújo, que há quatro décadas atende no hospital da cidade. O profissional usou sua credibilidade para incentivar o público idoso para se vacinar nas próximas etapas. "Se eu estou aqui tomando a vacina, peço a todos os idosos que venham tomar, quando for anunciada a data. Não tem nada demais, nem essa história de cinquenta por cento. Quando for a hora de vocês, por favor, compareçam", afirmou o médico.


As doses foram aplicadas pela enfermeira Letícia Virgínia, que cuida dos pacientes nos leitos de retaguarda. Ela foi a terceira a ser imunizada. "Para mim não há palavras para descrever esse momento. São nove meses de pandemia e a esperança está chegando, para que, em breve, todos nós possamos viver normalmente", falou.


POR QUEM PARTIU - A enfermeira Martha Souto Maior, diretora do centro de saúde e diretora de vacinação aplicou a terceira dose na colega de profissão. Ela não tomou vacina hoje e dedicou o momento aos parentes mortos, vítimas da pandemia. "É uma honra fazer parte desse momento histórico. Como enfermeira me sinto feliz e, como pessoa, mais ainda. Na pandemia, Bom Jardim perdeu cidadãos, inclusive tio e tia, da minha família, seu Cristóvão e dona Ana, e Raquel... então, é por eles, este é um momento de felicidade", disse, embargando a voz e emocionada ao lembrar.


PROFISSIONAIS VACINADOS - O secretário de Saúde, Sérgio Pereira, disse que o município vai imunizar todos os profissionais de saúde. "Com essas primeiras doses, vamos vacinar todos os profissionais da linha de frente. Também será possível vacinar todos os técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos do município. Vamos seguir as normas da vacinação respeitando criteriosamente a ordem do grupo prioritário", afirmou.


O prefeito, professor Janjão(PL), destacou que o município vai divulgar todas as etapas da vacina. Ele também falou do sentimento de esperança e lembrou que as pessoas vão poder demonstrar apreço pelas outras, quando todos estiverem vacinados. "Com a chegada das novas doses, vamos atender outras situações, como os idosos, as comorbidades... tudo sempre bem divulgado, tudo feito com o maior cuidado. Essas são as primeiras doses da esperança. Vai chegar o dia da grande vitória, em que vamos poder voltar a abraçar, apertar as mãos, como a gente sempre fez e essa vitória será de todos nós", frisou o prefeito, professor Janjão.


Bom Jardim recebeu 304 doses da vacina contra Covid 19, suficientes para imunizar 152 pessoas. (Foto Ênio Andrade)

Fernando Filho anuncia investimentos para Poção

O deputado federal Fernando Filho (DEM) anunciou, nesta quarta-feira (20), a realização de obras de recapeamento de ruas de Poção, município no Agreste Pernambucano. O investimento deverá ser de aproximadamente R$ 800 mil, e o trabalho realizado por meio da Codevasf. 


“Aproveitamos nossa vinda hoje a Poção para anunciar que vamos atender na íntegra o pedido do prefeito Merson e vamos destinar recursos para recapear ruas da cidade. Acredito que devemos iniciar as obras ainda neste primeiro semestre”, destacou o parlamentar.


A convite do prefeito e de lideranças da região, Fernando Filho esteve no munícipio para participar da inauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para a qual destinou R$ 300 mil em emendas parlamentares, investidos na aquisição de equipamentos.


“Não tem nem um mês do início dessa gestão e nós estamos inaugurando uma obra desse porte. E já quero adiantar que este segundo mandato será de muitas outras obras. O prefeito, quando esteve comigo na semana passada, já apresentou mais pleitos e indicações. Vamos trabalhar para atender as expectativas da população de Poção e contribuir para que esse governo seja ainda mais exitoso”, reforçou.

Prefeitura do Recife já vacinou 2.714 pessoas contra a covid-19

Nestes dois primeiros dias de vacinação, foram imunizados profissionais da linha de frente da pandemia e idosos e trabalhadores de Instituições de Longa permanência em toda a cidade


A Prefeitura do Recife vacinou 2.714 pessoas contra covid-19 nos dois primeiros dias de execução do Plano Recife Vacina, que consiste na imunização da população contra o novo coronavírus. Mais de 60 profissionais de saúde, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros, distribuídos em 13 equipes, percorreram a cidade vacinando o público-alvo. 


Ao todo, foram visitados 35 locais, entre unidades de saúde com serviços dedicados à covid-19 e Instituições de Longa Permanência de Idosos, como lares e abrigos, em todos os Distritos Sanitários do município. 


A partir desta quinta-feira (21), as equipes da Secretaria de Saúd do Recife começam a realizar a imunização de profissionais que atuam na rede hospitalar privada. Nos próximos dias, também serão visitadas residências inclusivas para levar a vacina até as pessoas com deficiência severa que residem nestes locais e também os funcionários. A previsão da Secretaria de Saúde do Recife é que esta primeira etapa da vacinação seja concluída em até três semanas.

Pernambuco proíbe eventos corporativos e sociais por 30 dias

Secretário de Saúde afirma que parques poderão ser fechados caso as prefeituras não sejam mais rigorosas na fiscalização


O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco decidiu, com base nos indicadores epidemiológicos desta semana, adotar mais uma medida restritiva no Plano de Convivência, em todo o Estado. A partir da próxima segunda-feira (25.01), está proibida a realização de eventos de qualquer natureza, sejam corporativos ou sociais. A restrição, anunciada durante a coletiva online do Governo de Pernambuco nesta quarta-feira (20.01), é válida por 30 dias.


“Os eventos sociais e corporativos que podiam ser realizados, até então, com a capacidade máxima de 150 pessoas, estão suspensos”, reforçou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, que aproveitou para falar sobre as ações de fiscalização nas praias, realizadas no ultimo final de semana. “É preciso que nós continuemos avançando, cumprindo os protocolos, tanto os comerciantes quanto os cidadãos e banhistas, que procuram a praia como opção de lazer. Neste final de semana, continuaremos com a campanha de conscientização, para que possamos manter esse ambiente de lazer aberto", afirmou.


Por sua vez, o secretário estadual de Saúde, André Longo, ressaltou que o abandono da máscara tornou-se preocupante nos parques públicos. "Caso não haja uma melhora no comportamento social nesses espaços de convivência e as prefeituras não sejam mais rigorosas na fiscalização, iremos avaliar o fechamento dos parque em todo Estado”, advertiu. Longo ressaltou, ainda, que mesmo com o inicio da vacinação no Estado é necessário manter os cuidados com as normas sanitárias.


“Reconhecemos a importância da imunização, mas precisamos ter em mente que nos primeiros meses não teremos vacinas suficientes para imunizar a maioria da população, sendo necessária a continuação dos cuidados sanitários. Mesmo os que receberem a vacina não poderão abdicar dos protocolos, seja porque o organismo precisa de um tempo para maturar a proteção e, mesmo depois da segunda dose, é preciso esperar que boa parte da população já tenha sido imunizada para que tenhamos uma proteção coletiva”, explicou o secretário.


DISTRIBUIÇÃO DAS VACINAS – Apenas 18 horas após a chegada da primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 na Central de Armazenamento e Distribuição de Vacinas do Estado, dentro do maior esforço logístico envolvendo todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) conseguiu realizar a distribuição e concluir a entrega das doses para todas as unidades administrativas da SES-PE. Na manhã desta quarta-feira (20.01), 100% dos municípios pernambucanos já estavam com suas doses, aptos para imunizar a população.


Esta semana, Pernambuco registrou leve flutuação nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), com 708 casos notificados – uma diferença de apenas 27 casos (3%) em relação a semana 1 e um aumento de 17% na comparação de 15 dias. Em relação às solicitações de leitos na Central de Regulação Estadual, entre as duas primeiras semanas deste ano houve redução de 10% nos pedidos de vagas de enfermaria, mas um aumento de 5,3% nos pedidos de internação nas UTIs. “Diante desse cenário, o comitê decidiu pela adoção da nova medida restritiva. Gostaria, contudo, de elogiar o comportamento da população e dos comerciantes na maioria das praias durante o último final de semana. O recado foi absorvido e as medidas de distanciamento e os cuidados sanitários foram adotados na maior parte das faixas de areia", enfatizou André Longo.

Diogo Moraes vai ao Ministério do Turismo em busca de infraestrutura e apoio para o Agreste

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) visitou na tarde desta quarta-feira (20) o Ministro do Turismo, Gilson Machado, onde na ocasião apresentou alguns pleitos para o Agreste de Pernambuco. 


Na pauta do deputado, está a integração do Festival Café Cultural e a Semana da Moda, que será criada em Santa Cruz do Capibaribe e vai beneficiar diretamente os comerciantes do Calçadão Miguel Arraes de Alencar, além de apoio para o ecoturismo. 


Taquaritinga possui um potencial muito grande no ecoturismo, seja pelas suas trilhas que demostra a beleza natural da cidade, como também na prática de voos livres de asa delta. 


A ida do deputado ao encontro do pernambucano Gilson Machado, reforça a parceria que Pernambuco conquistou com o Governo Federal. “Trazemos propostas para viabilizar ainda mais a economia e a infraestrutura daquela região. Sabemos que a presença de novos turistas, através de um trabalho em parceria com o Ministério, trará bons frutos para as duas cidades e vai gerar emprego e renda”, comentou Diogo ao blog do Alberes Xavier


Gilson Machado agradeceu a visita de Diogo Moraes e se mostrou à disposição para atender as demandas. “Já temos conhecimento da força que o Polo de Confecções produz. Uma região muito importante para Pernambuco e para o país. Estaremos dando encaminhamento às propostas do deputado que irão beneficiar todos os moradores”, falou.


O encontro foi articulado e agendado pelo o Coordenador de Promoção Internacional do Turismo da Embratur, Lazaro Medeiros (PSD).

MCom apresenta políticas públicas aos prefeitos e parlamentares do RN

Durante o encontro na capital do estado, ministro Fábio Faria destacou políticas de telecomunicações e radiodifusão


O ministro Fábio Faria se reuniu com uma comitiva de 69 prefeitos, parlamentares estaduais e federais eleitos pelo Rio Grande do Norte para apresentar as políticas públicas em telecomunicações e radiodifusão. O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (18/1), na capital potiguar, e abordou questões relativas à massificação e democratização da internet, desburocratização e simplificação de leis do setor.


O programa Wi-Fi Brasil, que leva internet a quem mais precisa, em locais de difícil acesso, zonas rurais e áreas distantes de centros urbanos, já beneficiou cem municípios no Rio Grande do Norte, com um total de 292 pontos de conexão gratuita, de alta velocidade e ilimitada. Destes, 233 estão em escolas públicas.


A pequena Ipanguaçu, distante 218 quilômetros da capital, foi a primeira cidade brasileira a receber uma antena e roteador do projeto Wi-Fi na Praça. A ligação beneficiou a comunidade agrícola de Angélica, com uma conexão de 20 megas e cobertura com um raio de 200 metros, o suficiente para o sinal abarcar toda a praça e residências ao redor.


“O presidente Bolsonaro tornou a internet um serviço essencial. E nós temos que levar internet a quem não tem. Estamos levando primeiro o programa Wi-Fi Brasil, que por intermédio dos prefeitos e deputados, localizamos comunidades, escolas rurais ou unidades básicas de saúde que não têm acesso nenhum para levar um ponto de Wi-Fi. Com o investimento do leilão do 5G, em poucos anos vamos conseguir cobrir 100% de internet em todo o Brasil”, enfatizou o ministro Fábio Faria.


Até o momento, o Wi-Fi Brasil já instalou mais de 12.820 antenas pelo país, levando internet de qualidade, com conexão estável, segura e de alta velocidade para 2.889 municípios, em mais de 9.6 mil escolas, além de postos de saúde, unidades de segurança pública, telecentros, aldeias indígenas, assentamentos rurais, entre outros.


"O Wi-Fi Brasil é um projeto de importância social, que democratiza o acesso à comunicação, à internet, que hoje interliga o mundo todo. É uma iniciativa fundamental, não só essa, mas outros projetos que estão dinamizando e modernizando o sistema de comunicação do nosso país", frisou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.


Para o deputado federal Benes Leocádio, programas como o Wi-Fi Brasil são de suma importância para tirar do isolamento digital os brasileiros sem acesso à internet. "O Ministério das Comunicações mostrou que é capaz de levar conectividade aos mais humildes nos diversos rincões do Brasil”, reforçou o parlamentar.


A conexão é oferecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), um equipamento brasileiro de altíssima tecnologia, distante 36 mil quilômetros do nosso planeta, que abrange todo o território nacional. O equipamento instalado no canteiro recebe o sinal via antena.


Wi-Fi Brasil - É um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações e conta com a parceria da Telebras. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas as localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações. (Texto: Fernando Caixeta, do Ministério das Comunicações)

Ministros identificam gargalos para o desenvolvimento do litoral sul de Pernambuco e norte de Alagoas

Ação reuniu ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, além do secretário Especial da Pesca, Jorge Seif


Ação reuniu ministros do Turismo e da Infraestrutura, além do secretário Especial da Pesca. Crédito: divulgação

Com o intuito de identificar os gargalos que dificultam o desenvolvimento do litoral sul de Pernambuco e do norte de Alagoas, os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e o secretário Especial de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif, sobrevoaram a região na última segunda-feira (18.01). Um ponto que chamou a atenção foi o congestionamento observado do alto em vários pontos do percurso rodoviário.


“A região Nordeste tem um grande potencial para a pesca esportiva, para o turismo de contemplação e, logicamente, para a pesca artesanal e profissional. Estamos aqui in loco conhecendo as dificuldades e trabalhando lá em Brasília, conhecendo as realidades para trabalhar pelo povo brasileiro”, concluiu o secretário especial de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif, ao comentar sobre o potencial pesqueiro da região.


O ministro do Turismo destacou que gargalos que causam engarrafamentos na AL-101, rodovia que passa por Maragogi, Japaratinga e se estende até Maceió, e na PE-60, cinturão turístico que passa por destinos como Porto de Galinhas, Tamandaré e Carneiros, prejudicam diretamente o potencial turístico de uma das regiões mais belas do Brasil. “Para resolver esse problema, é fundamental federalizar essas rodovias”, recomendou. “E precisamos da união das bancadas de Pernambuco e Alagoas para apoiar essas melhorias e sugerir emendas para que esses problemas sejam solucionados”, completou Machado Neto.


SUAPE - A visita revelou ainda problemas na BR-101 que prejudicam o acesso a Suape e demonstram a necessidade do Arco Metropolitano para a região. “O objetivo é melhorar a qualidade de fluxo de veículos para reduzir os congestionamentos, que impactam na competitividade do Porto de Suape”, explicou o ministro do Turismo.


Para o ministro da infraestrutura, Tarcísio Freitas, o problema demanda solução imediata. “A gente vê que é uma intervenção urgente, importante para a economia do estado de Pernambuco, tem muito potencial. Estamos agora neste momento estudando a concessão da BR-101 com a BR-232. Nossa ideia é ter um arco que saia lá de Goiana, onde nós temos a fábrica da Jeep, contorne a cidade de Recife e a gente possa ter um acesso mais facilitado para o porto de Suape”, avaliou. (Do Mtur)

Aeroporto de Serra Talhada recebeu lote com vacina contra Covid-19

O desembarque do imunizante aconteceu nesta terça-feira (19). As doses seguiram para o estado da Paraíba


O Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, no Sertão pernambucano, recebeu, nesta terça-feira (19), voo com a primeira remessa da vacina contra a Covid-19. A aeronave Piper Aircraft Modelo PA-34-220T (2013), tail number PR-SPB, pousou no terminal às 9h58 com as doses do imunizante para serem transportadas para a 11ª Gerência Regional de Saúde da Paraíba.


O carregamento tinha como destino imunizar os grupos prioritários das cidades de Princesa Isabel, Imaculada, Água Branca, Juru, Tavares, São José de Princesa e Manaíra. De acordo com a Infracea, empresa responsável pela operação administrativa do equipamento, o desembarque durou 20 minutos e foi acompanhado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e autoridades do governo paraibano.


O terminal de Serra Talhada foi inaugurado há dois meses pelo Governo de Pernambuco para levar mais desenvolvimento para a região do Pajeú e cidades limítrofes. O início da operação possibilitou, ainda, levar esperança para população que esperava pela campanha de imunização contra o novo coronavírus.


A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, comemorou o desembarque do lote no aeroporto e destacou a importância da aviação regional para a logística de ações como essa, que ajudam a salvar vidas. “Receber no Santa Magalhães a primeira remessa da vacina contra a Covid-19 é um grande marco para o funcionamento do terminal, que foi inaugurado pelo governador Paulo Câmara em novembro do ano passado. A iniciativa mostra o quanto o funcionamento do equipamento era esperado para conectar as pessoas e cidades, facilitando a logística dentro e fora do Estado”, pontua.