Prefeitura de Petrolina já pavimentou mais de 220 quilômetros em ruas e avenidas

Publicado por Alberes Xavier em 11/04/2021 às 06:15



Uma marca da gestão do prefeito Miguel Coelho é o investimento em infraestrutura. Nesta semana, a Prefeitura de Petrolina chegou a um total de 222 quilômetros de vias pavimentadas após quatro anos e três meses de trabalho. 


Para se ter uma ideia do que isso representa, essa distância equivale a se deslocar para três cidades, partindo de Petrolina. Se fosse possível dar uma volta em todas as ruas que receberam melhorias, uma pessoa poderia ir até Capim Grosso, na Bahia; se deslocar até Betânia do Piauí; ou visitar a Terra do Queijo de Pernambuco, Bodocó. 



Em 2017, Petrolina possuía cerca de 45% das vias sem nenhum tipo de pavimentação. Em 2021, já são contabilizadas 830 ruas com melhorias no município. São 62 bairros na área urbana; 12 comunidades no interior, entre a zona ribeirinha e área de sequeiro; e 22 núcleos da área irrigada. 


“A pavimentação tem sido um dos destaques da gestão do prefeito Miguel Coelho. Quando a gente pensa no quanto temos entregue à população, nos surpreendemos com a força e dedicação de quem faz essa gestão. Imagine que, se fosse possível colocar em linha reta tudo que já fizemos, conseguiríamos visitar cidades de outros estados. De norte a sul, da área urbana à ribeirinha ou até mesmo, na região de sequeiro, em todo lugar da cidade tem um dedo da Prefeitura de Petrolina”, destaca o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fred Machado.  


Foram 106 KM de ruas e avenidas melhoradas com pavimentação ou recuperadas e 116 KM de vias que saíram da poeira nas áreas urbanas, ribeirinhas, de sequeiro e irrigada. O trabalho da prefeitura não para por aí: paralelo às execuções de obras, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), está licitando a duplicação de diversas avenidas como a Mário Rodrigues, Cardoso de Sá e João Campos, no Caminho do Sol.

Fernandha Batista ganha destaque com mais 150 obras em execução pelo estado de Pernambuco

Publicado por Alberes Xavier em 10/04/2021 às 19:05



Fernandha Batista tem ganhado notoriedade e destaque à frente da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos. Suas ações estão em toda parte, pois são mais de 150 obras em execução por todo Pernambuco. 


O programa Caminhos de Pernambuco de requalificação de vias no Estado tem levado desenvolvimento por onde passa, são 5.554 quilômetros de estradas em renovação. Um investimento de 505 milhões, com previsão para término em dezembro de 2022.


Fernanda também está à frente do Programa Estadual de Revitalização das Bacias Hidrográficas de Pernambuco, esse projeto busca guiar a administração estadual no planejamento hídrico dos próximos 20 anos. O esgotamento sanitário da Região Metropolitana do Recife é outro plano valioso do estado para a população, um investimento de 6,7 bilhões. Sua previsão de conclusão é para 2037.


A Secretaria de Infraestrutura também está presente no agreste, o esgotamento sanitário da cidade de Santa Cruz do Capibaribe é um exemplo disso, tem revitalizado o Rio Capibaribe na área urbana da cidade. Já as adutoras do Alto Capibaribe e Água Bruta do Pirangi, buscam minimizar as consequências da estiagem ocorrida nos últimos anos nessa região. É mais água escorrendo nas torneiras de todos pernambucanos.


Antes, Fernandha Batista esteve por seis anos com Geraldo Júlio na prefeitura do Recife, realizou um trabalho exitoso que que lhe rendeu um convite para ingressar no governo Paulo Câmara. Atualmente, Fernandha  Batista ocupa uma das mais importantes pastas (Infraestrutura e Recursos Hídricos), do cenário estadual.

Prefeitura do Bom Jardim realiza Live de Páscoa

Publicado por Alberes Xavier em 10/04/2021 às 18:53



Foi pensando em celebrar a festa da ressurreição que a Prefeitura do Bom Jardim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, realizou a Live de Páscoa.


Em mais um ano em que o cenário de pandemia impede os cristãos de irem aos templos celebrar a maior festa cristã – a Páscoa – como era comum acontecer, a prefeitura do Bom Jardim realizou, no domingo 04 de abril, um evento virtual com participação dos cantores cristãos da cidade.


PREPARAÇÃOSob organização da diretoria cultural e do setor de comunicação do município, os cantores foram convidados à participação no evento que desde o princípio nos traz a ideia de vivenciar a Páscoa embora que em modalidade virtual. O roteiro foi planejado no intuito de falar, em ordem cronológica, do Homem que dividiu a história entre quem veio antes e depois dele. Assim aconteceram as reuniões de planejamento e ensaios que não deixava esquecer nunca do cenário de pandemia com o seguimento dos protocolos sanitários.


Foi assim que os finais de tarde foram marcados durante semanas para levar aos bonjardinenses a mensagem de esperança por meio da música.

 

GRAVAÇÃOO dia era quinta-feira, 1º de abril, cantores e equipes de organização se reúnem no Centro Cultural Marineide Braz, mais uma vez acompanhados dos cuidados sanitários contra o coronavírus. Dessa vez não mais para ensaiar, mas para ficar registrado o momento que seria exibido no domingo. A preparação torna-se produto de evangelização que converter-se-á em momento de partilha de sentimentos bons e cultivo da fé arraigada à esperança: em dias melhores, em vidas felizes, em corações de paz.


EVENTOA exibição das apresentações musicais, que aconteceu pelas redes sociais da prefeitura em modalidade assíncrona, assemelhou-se a uma apresentação ao vivo, com participação virtual do público que, por meio dos comentários e compartilhamentos, pôde vivenciar juntos a celebração da Páscoa.


A ansiedade converteu-se em gratidão e a crença representou-nos a união. O inimigo coronavírus apresentou-nos várias restrições e ações de cuidado que antes não imaginávamos, mas felizes são os podem reinventar e complementar as ideias para que a mensagem seja levada a todos aqueles que esperam e respeitam.

Prefeitura de João Alfredo inaugura o Centro de Triagem e Internamento de Combate à Covid-19

Publicado por Alberes Xavier em 10/04/2021 às 16:46



Com o objetivo de garantir um atendimento ainda mais direcionado no combate à Covid-19, a Prefeitura Municipal João Alfredo, através da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã deste sábado (10) o Centro Municipal de Triagem e Internamento do Combate a Covid-19. O Local escolhido para acomodar o Centro é anexo à Unidade Mista de Saúde Joana Amélia Cavalcanti, onde já funcionava um posto avançado de atendimento aos portadores do novo coronavírus.


O Centro Municipal de Triagem e Internamento do Combate a Covid-19 irá prestar atendimento ambulatorial aos pacientes com sintomas gripais e doenças crônicas associadas durante esta pandemia. Conta com modernas instalações e equipamentos como 8 respiradores, além de uma equipe exclusiva para os serviços de atendimento ao público. A estrutura física conta com recepção, sala de acolhimento, consultório médico, sala de coleta, sala de isolamento, farmácia, com estrutura adaptada às necessidades ao enfrentamento da Covid-19, e o horário de funcionamento será praticamente integral.


A secretária de Saúde Joanna Amélia destacou que o trabalho será realizado em parceria entre município e Ministério da Saúde. “Estamos entregando este Centro que irá atender nossa população e é totalmente voltado ao atendimento a pacientes com suspeita ou diagnóstico de coronavírus; é mais uma importante ferramenta de nosso município na luta contra este vírus. Além de reduzir a circulação de pessoas com sintomas leves em outros serviços de saúde na Unidade Mista, a implantação deste Centro de Atendimento, busca minimizar os impactos decorrentes da pandemia e permitir que os demais serviços da Secretaria de Saúde continuem atuando em suas atividades essenciais, como acompanhamento das pessoas com doenças crônicas, pré-natal, imunização, entre outras. É fundamental garantir a continuidade do cuidado às pessoas que são acompanhadas periodicamente pelas equipes de Saúde da Família (eSF), equipes de Atenção Primária (eAP) e demais equipes e serviços da APS”, frisou a secretária.


O Prefeito Zé Martins (PSB), juntamente com o vice-prefeito Adeildo Filho (Avante), o presidente da CMJA Walque Dutra e vários vereadores, além da secretária de Saúde Joanna Amélia e demais secretários, aproveitou a oportunidade e pediu que continuassem se cuidando e seguindo as orientações de segurança definidas pela Vigilância Sanitária para que a normalidade volte o mais rápido possível. “Tudo tem acontecido em nossa caminhada graças à Mão de Deus e o nosso sentimento de querer sempre cuidar bem das pessoas. Ontem entregamos a Casa de Apoio em Recife. Hoje, mais esta importante obra na área da Saúde. As despesas com reformas deste centro e a grande maioria dos equipamentos foram feitas com recursos próprios, porém queremos, por questão de gratidão, agradecer ao deputado federal André de Paula (PSD) que intermediou junto ao Ministério da Saúde a aquisição de 5 respiradores artificiais para o nosso município, não considerando cor partidária. A nossa ordem é que não deixem faltar atendimentos e medicamentos para a nossa população”, pontuou Zé Martins.


O prefeito também recomendou para que todos sejam bem atendidos e que é preciso união para mais coisas sejam feitas. “A campanha eleitoral já passou e agora procuramos administrar para todos os joaãlfredenses indistintamente”.


Finalizando o prefeito Zé Martins, assinou ordem de serviço para uma reforma na Unidade Mista Joana Amélia Cavalcanti, visando a implantação do bloco cirúrgico naquela casa de saúde. Martins, inclusive, determinou à empresa responsável pelos serviços que a reforma e o bloco cirúrgico fiquem prontos até o próximo dia 30 de junho. (Por Dimas Santos) 

Prefeita do Ipojuca, Célia Sales, garante o NOVO BEM à informais prejudicados pela pandemia

Publicado por Alberes Xavier em 10/04/2021 às 14:26



Neste sábado (10), o Projeto de Lei que garante a criação do NOVO BEM - Benefício Eventual Municipal, enviado pela prefeita do Ipojuca, Célia Sales, foi aprovado pela Câmara de Vereadores. Além dos trabalhadores informais que dependem diretamente do setor turístico, o novo auxílio definido pela Prefeitura do Ipojuca inclui categorias como guias de turismo, músicos, manicures e cabeleireiros que já constam nos cadastros de cada uma das áreas da administração municipal. No total, serão quase 5.000 famílias beneficiadas.


O NOVO BEM, repetindo a proposta pioneira realizada pela Prefeitura do Ipojuca em 2020, terá o valor de R$500 no primeiro mês de vigência. Nos meses seguintes, o valor do benefício será calculado e pago observando o período de restrições determinadas pelo Governo do Estado. Para a prefeita Célia Sales, “esse é um momento que a população ipojucana precisa que o poder público tenha mais união entre os poderes. Com essa aprovação do nosso projeto vamos beneficiar ainda mais pessoas do que na sua primeira edição”, disse a chefe do executivo. O projeto do Novo BEM foi aprovado por unanimidade pelos 13 vereadores.    


O projeto precisou ser reenviado à Câmara de Vereadores após uma parte dos parlamentares discordar de alguns itens da primeira proposta, enviada ainda em março pela gestão municipal. Durante as discussões, não houve consenso entre os vereadores em colaborarem financeiramente com uma porcentagem para cobrir o investimento, abrindo mão de 10% do valor do duodécimo que a Prefeitura repassa para a casa legislativa.

Gestão João Campos completa 100 dias com a marca da vacina digital, combate à covid-19 e ritmo intenso em obras e serviços

Publicado por Alberes Xavier em 10/04/2021 às 13:05



Foto: Rodolfo Loepert


O início de 2021 foi marcado, no Brasil e no mundo, pelas expectativas em torno da vacinação contra a covid-19. Enquanto ela dava os primeiros passos, o aumento no número de casos levou governos a reforçar sistemas de saúde e criar novos mecanismos de proteção social. No Recife, a vacina é sinônimo de organização, segurança e celeridade, se tornando referência no Brasil pelo processo de vacinação digital. Novos leitos foram criados e a assistência à população mais vulnerável da cidade foi garantida, com ações como o AME Recife e o Aniversário Solidário, além do apoio às cadeias produtivas mais afetadas pelo isolamento.


Nesses 100 primeiros dias de gestão do prefeito João Campos, para além das ações necessárias ao enfrentamento da pandemia de covid-19 e da vacinação, a cidade acompanhou o ritmo intenso de obras e ações em áreas como educação, infraestrutura, zeladoria, apoio a população, mobilidade e tantas outras. Compromissos assumidos ainda em dezembro do ano passado, durante o processo de transição, foram colocados em prática ainda nestes primeiros 100 dias, como o plano de ajuste fiscal e a paridade de gênero que garantiu a ocupação de metade do secretariado por mulheres


“Nos comprometemos com a população de trabalhar incansavelmente pela cidade e é isso que estamos fazendo. Estamos fazendo o melhor processo de vacinação do Brasil, com a marca da transformação digital, um compromisso nosso de campanha. Apoiando a população e reforçando nosso sistema de saúde, sem filas e aglomerações, para que o Recife possa definitivamente vencer a pandemia e largar na frente. Tudo isso sem parar de levar os serviços que a cidade precisa. Então continuamos investindo em Educação, reforçando nossas escolas, fazendo investimento nas áreas de morro com a construção de encostas e o programa parceria, pavimentando ruas, construindo ciclofaixas, proteção social e medidas de combate à desigualdade, enfim uma série de serviços que não pararam enquanto estamos cuidado da pandemia”, disse o prefeito João Campos.


ENFRENTAMENTO DA COVID-19 – Nas ações de enfrentamento à covid-19, a Prefeitura do Recife reforçou o quadro de servidores da saúde na linha de frente de atuação, com a contratação de mais de 1.300 profissionais, a abertura de 400 novos leitos, dos quais 232 UTIS. Já em relação à vacinação, o Recife atingiu a marca de 346.967 doses aplicadas, contando primeira e segunda aplicação, resultando em 249.918 pessoas imunizadas com pelo menos a primeira dose até o dia 08/04. A vacinação digital colocou o Recife como referência nacional em organização e celeridade e o prefeito João Campos disponibilizou o sistema do Recife para todos os municípios brasileiros, através da Frente Nacional de Prefeitos


AME RECIFE – Pensando na proteção social das pessoas mais vulneráveis da cidade, o Auxílio Municipal Emergencial do Recife (AME Recife), que tem investimento de R$ 6,4 milhões, em duas parcelas pagas em abril e maio, para dois grupos. O primeiro é formado por 17.176 famílias da chamada “fila” do Bolsa Família, que são aquelas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que atendem aos critérios para receber o benefício, mas estão desassistidas pelo Governo Federal. Para esse grupo, a Prefeitura destinará duas parcelas, em abril e maio, no valor de R$150 cada. No segundo grupo a ser atendido pela gestão estão 12.451 famílias que recebem atualmente o Bolsa Família e possuem filhos com idades entre 0 e 3 anos. Para esses, o auxílio será no valor de R$ 50 mensais.


AME CARNAVAL DO RECIFE – Pelo Auxílio Municipal Emergencial do Carnaval (AME – Carnaval do Recife), mais de 80% dos habilitados já receberam o pagamento, que teve início no final de março. No total, mais de 90% das atrações e agremiações sediadas na capital, que se apresentaram no Carnaval do ano passado, se inscreveram para pleitear o benefício. O percentual de habilitação foi superior aos 90%. Cada contemplado recebeu 50% do valor máximo unitário do cachê/subvenção, com base no Carnaval passado, tendo teto máximo de R$ 10 mil. Ao todo, foram beneficiadas 786 atrações e agremiações, com investimento em torno de R$ 4 milhões, sendo R$ 1,5 milhão captado junto à iniciativa privada.


CRED POP – Outra ação lançada pela Prefeitura do Recife que terá impacto direto na economia da cidade em tempos de pandemia é o crédito popular do Recife, Cred Pop. O programa vai oferecer linhas de crédito facilitado a empreendedores interessados em investir em novos negócios ou crescer com os empreendimentos. O Cred Pop visa estimular a geração de emprego e renda para a população, liberando até R$ 3 mil em empréstimos, e beneficiará empreendedores individuais, formais ou informais, microempresas empresas de pequeno porte e cooperativas. Em três horas de lançado, mil inscrições de pré-cadastro foram realizadas no Programa. E a próxima leva começa na próxima segunda (12/04) A estimativa do governo municipal é atender uma média de 10 mil pessoas por ano. A previsão para 2021 e um investimento de R$ 16,8 milhões.


ANIVERSÁRIO SOLIDÁRIO – O Aniversário Solidário foi outra ação lançada no dia em que o Recife completou 484 anos, em 12 de março. Até o dia 8 de abril, foram contabilizadas cerca de 78 toneladas de alimentos doados pela sociedade civil e pela iniciativa privada. Os mantimentos foram entregues, até então, a pessoas acompanhadas pelos serviços da Assistência Social e aos comerciantes informais cadastrados pela PCR que atuam na Orla de Boa Viagem, no Centro da Cidade e nos parques. Mais de 4 mil pessoas já foram contempladas pelas doações. Todas elas estão com a fonte de renda prejudicada devido à situação da pandemia. A campanha do Aniversário Solidário continua, com 21 pontos de coleta.


PLANO DE AJUSTE FISCAL – As medidas já anunciadas nestes primeiros 100 dias de gestão serão possíveis a partir de grandes medidas no controle e o corte de despesas internas visando uma economia ao cofre público municipal de R$ 100 milhões. A iniciativa reúne um conjunto de ações integradas e que já está presente na administração direta e indireta. O objetivo central é a busca pelo equilíbrio fiscal para a manutenção dos serviços, programas, ações e projetos, além de sedimentar caminhos para novos investimentos na cidade. O compromisso da gestão é modernizar a máquina pública a partir da redução das despesas e inserir outras iniciativas, gerando condições favoráveis para fazer mais e de maneira diferente pela qualidade de vida da cidade e da população.


APOIO A SETORES PRODUTIVOS – Com relação aos impactos econômicos gerados pela pandemia, a Secretaria de Finanças anunciou medidas importantes para diversos setores: no início do mês de março, o prefeito João Campos determinou a prorrogação do prazo de vencimento do Imposto Predial e Territorial (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS) de bares, restaurantes, lanchonetes e do setor de hotelaria da cidade. Com essa medida, a Prefeitura do Recife calcula um impacto econômico de R$ 8,5 milhões. Além disso, houve a priorização dos pagamentos de pequenos fornecedores Também em março, o prefeito solicitou à Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF) a prorrogação do prazo de pagamento do ISS de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte vinculadas ao Simples Nacional. O pedido foi aceito e com essa medida a Prefeitura do Recife deverá beneficiar cerca de 19,5 mil empreendimentos desses setores.


PARIDADE DE GÊNERO – O prefeito João Campos também assegurou a participação de mulheres em 51% dos cargos de liderança da Prefeitura – o que inclui diretorias, secretarias executivas, gerências, entre outros cargos – começando por metade das 18 secretarias. Com a medida, o Recife foi a primeira capital do Brasil a garantir a equanimidade de gênero. Outro medida que demonstra a prioridade no assunto, foi o lançamento da nova identidade visual da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). Uma leoa e um leão que, juntos, empunham a bandeira de Pernambuco como cidade representante máxima de seu histórico revolucionário e de lutas desempenhadas por seus munícipes. A adoção da identidade visual, também paritária, ratifica o compromisso da gestão para alicerçar um caminho efetivo de pontes, diálogos e inclusão social. A nova identidade visual da capital pernambucana aposta não só na equidade de gênero, mas a releitura do Brasão traz um toque de modernidade ao mesmo tempo em que respeita a tradição.


PARQUE DAS GRAÇAS – Os primeiros 100 dias de gestão também foram marcados pelo início das obras de mais uma área verde na cidade: o Parque das Graças. Iniciadas no dia do aniversário da cidade, o parque ficará localizado nas margens do Rio Capibaribe, entre as pontes da Torre e da Capunga, o novo espaço será construído em conceito de parque linear, com playground, área para ginástica, tirolesa, três áreas de convivência, Parcão, espaços para piquenique, mirantes e área de refúgio da fauna. O projeto é mais uma etapa do Parque Capibaribe. O novo parque vai aumentar a cobertura vegetal em cinco vezes, com o plantio de 200 novas árvores no local e mais de 300 como mitigação em outros lugares da cidade.


EDUCAÇÃO – O tema é prioridade absoluta na atual gestão da Prefeitura do Recife. Mesmo com as atividades presenciais paralisadas por força da pandemia da covid-19, a Prefeitura do Recife vem reforçando a rede municipal de ensino. Nesses 100 dias já foram entregues duas novas unidades educacionais: a nova sede da Escola Municipal Córrego do Euclides e a nova Creche Municipal Cristo Rei, no Jordão. Além dessas, também está em fase final e deve ser entregue nos próximos dias a nova sede da Escola Municipal Professor José Lourenço, localizada na comunidade Alto Bela Vista, no bairro do Ibura.


Outras cinco escolas estão com obras em andamento, das quais duas foram iniciadas pela atual gestão. No dia 5 de janeiro de 2021, primeira semana do governo, foi iniciada a construção do novo prédio da Escola Municipal Abílio Gomes, localizada na comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem. Já no dia 16 de fevereiro de 2021, foi lançada a pedra fundamental para a construção da nova sede da Escola Municipal (EM) Jardim Uchôa.


Também estão em andamento a construção de três unidades de ensino: a Escola Municipal Santa Luzia, a Escola Municipal Estância e nova unidade educacional no prédio da Escola Saber Viver.


CEDES – O prefeito João Campos criou, por meio de decreto, o Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (CEDES/Recife). O objetivo é constituir uma instância permanente e representativa de escuta da sociedade para a formulação conjunta de políticas públicas para a promoção do desenvolvimento econômico, garantia da proteção social e combate à desigualdade na capital pernambucana. O colegiado terá caráter consultivo e será presidido pelo prefeito da cidade. O CEDES/Recife assumirá um papel importante enquanto articulador junto à sociedade, buscando o diálogo, a escuta ativa e a participação efetiva de especialistas nas áreas econômica e social, de representações governamentais e de entidades da sociedade civil. Fará parte da sua rotina de trabalho a proposição de iniciativas que gerem emprego e renda, preservando a justiça social e o meio ambiente, a partir da construção de alianças no âmbito público e privado nas esferas federal, estadual e municipal.


TRANSFORMAÇÃO DIGITAL – O Conecta Recife App teve seu uso ampliado e se transformou no hub digital da Prefeitura do Recife para a modernização do acesso do cidadão e visitantes a mais de 140 serviços, disponíveis de forma remota e gratuita, pelo smartphone. Criado pela Empresa Municipal de Informática de Recife (Emprel) e lançado em julho de 2020, o aplicativo integra cada vez mais o cidadão à Prefeitura, de maneira direta e confiável, como exemplo de tecnologia a serviço da população de forma a agilizar e facilitar a vida do cidadão. Hoje, o app se popularizou entre os recifenses por ser a ferramenta usada para o agendamento da vacinação. São mais de 394 mil pessoas cadastradas na vacinação (no site e no app). O site possui mais de 3,2 milhões de acessos e o app mais 196 mil downloads em celulares e tablets (dados até 08/04).


A partir da atual gestão, o Conecta Recife passou a disponibilizar o contracheque e o demonstrativo do Imposto de Renda dos servidores municipais, fez a liberação da matrícula da rede municipal de ensino deste ano, está emitindo boletos e pagando boletos a partir da integração com bancos. Também é por meio do Conecta Recife que os empreendedores recifenses estão se cadastrando para ter acesso ao Cred Pop – Crédito Popular do Recife.


AÇÃO INVERNO 2021 – Em fevereiro, a Prefeitura anunciou os trabalhos da Ação Inverno. A Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) já fez, até então, 13.180 vistorias, colocou lonas plásticas em 3.564 pontos (totalizando 1.043.446 m2) e realizou 1.100 ações de porta a porta para orientar as famílias sobre a situação de risco. Já foram concluídas 40 obras do Programa Parceria, beneficiando 174 famílias, e estão em andamento outras 271, que garantirão mais segurança para 1134 famílias. A geomanta está sendo aplicada em diversos locais, totalizando 166 famílias beneficiadas. A Ação Inverno 2021 investirá R$ 96,6 milhões em ações de contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas, limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento, entre outras. O trabalho começou desde janeiro deste ano e envolve mais de 3 mil servidores de diversas secretarias e órgãos municipais.


INFRAESTRUTURA – Já na área de infraestrutura, as ações de pavimentação e recapeamento asfáltico nesses 100 primeiros dias de gestão beneficiaram 14 vias. Trecho da Rua Estevão de Sá (Várzea); Rua Dr. José Machado (Prado); Rua Baltazar da Silva Lisboa (Iputinga); Rua David Nasser (Iputinga); Rua Robenildo Rocha Leão (Afogados); Rua Araguaia (San Martin); Rua Porto Alegre (Cajueiro); Rua Farmacêutico Cícero Diniz (Cajueiro); Rua Veneza (Iputinga); e Rua Alcides Codeceira (Iputinga) foram as vias pavimentadas que eram em leito natural. Já o entorno da Praça General Carlos Pinto (Santo Amaro); Rua Apurá (Areias); trecho da Estrada dos Remédios (Afogados); e trecho da Rua Correia de Brito (Campo Grande) receberam o recapeamento asfáltico. Essas ações somaram investimentos de mais de R$ 1,2 milhão. Também foram realizados serviços de tapa buracos com um total de 2.509 pontos atendidos, em um investimento de R$ 1.600.173,81. Como parte primordial dos serviços da Emlurb, a instalação corrimão e recuperação de escadarias seguiram firmes nestes primeiros 100 dias. Neste período, foram beneficiadas 15 escadarias, um investimento de mais de R$ 338 mil.


ILUMINAÇÃO – Outra intervenção com foco na segurança das pessoas é a melhoria da iluminação pública da cidade. Por meio do programa Ilumina Recife, a Emlurb tem buscado a eficientização da iluminação com a substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio por luminárias em LED, mais eficientes e econômicas. Durante os primeiros 100 dias do ano de 2021 (até 08/04), foram substituídas 6.537 luminárias de tecnologia vapor de sódio e vapor metálico por luminárias de tecnologia LED em 445 vias distribuídas por 65 bairros. O custo total de execução deste serviço foi de R$ 4.449.939,58. Além disso, no quesito manutenção, foram atendidos 6.822 chamados. O Recife conta com um total de 106.337 pontos de iluminação, dos quais 90.043 já são de LED.


CALÇADAS – Já o projeto Calçada Legal, também executado pela URB, está requalificando os passeios públicos das ruas José de Alencar, Manoel Borba e Leão Coroado (Boa Vista), Rua Vinte de Janeiro (Boa Viagem), Rua da Aurora (Centro), Conselheiro Portela (Espinheiro), Largo da Encruzilhada e Pátio da Igreja de Santa Cruz (Boa Vista). Estas obras compreendem aproximadamente 45 km de calçadas requalificadas.

Armando: “desburocratizar é promover a cidadania e a geração de empregos”

Publicado por Alberes Xavier em 10/04/2021 às 11:58



Em novo artigo, o ex-senador Armando Monteiro (PSDB) fala sobre os resultados positivos de um trabalho sério em favor da desburocratização. Ele cita medidas que tomou no Senado e também quando foi Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para eliminar disfuncionalidades burocráticas e alerta novamente para a necessidade de uma reforma tributária que unifique impostos e simplifique a vida das pessoas e das empresas.


Leia o artigo de Armando Monteiro:


Burocracia, cidadania e emprego


No ranking do ambiente de negócios do Banco Mundial, o Brasil ocupa a decepcionante 124ª posição, num total de 190 países, ficando atrás não somente das nações mais desenvolvidas, mas também das emergentes, como México, Colômbia, Chile e Índia. Uma das dimensões desse fraco desempenho reside nas disfuncionalidades burocráticas que ainda persistem em atrapalhar a vida dos cidadãos e das empresas no País. 


Destaco que o enfrentamento dessa agenda deve ser persistente, tem caráter incremental e microeconômico. Por exemplo, na condição de Senador, fui autor da iniciativa, transformada na Lei nº 13.726/2018, que simplifica procedimentos burocráticos e dispensa o cidadão de apresentar documentos e obrigações redundantes e desnecessárias, a exemplo da exigência de autenticação de cópias, reconhecimento de firma de documentos e apresentação de título de eleitor e certificado de reservista para obtenção de certidões ou fazer jus algum benefício. 


No âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, em 2017, aprovamos um relatório com a indicação de diversas proposições legislativas aprovados por aquela Casa, como o projeto de lei para simplificar as exigências relativas às certidões negativas de débitos tributários, o cadastro positivo de pagamentos (Lei 12.414) para facilitar o acesso ao crédito e reduzir os juros para os bons pagadores e a que limita o uso indiscriminado da onerosa e complexa substituição tributária de ICMS para as micro e pequenas empresas. Quando Ministro contribuímos para consolidar a implantação do Portal Único do Comércio Exterior que simplifica os processos de exportação reduzindo significativamente os custos e tempo despendidos. Atualmente o novo processo de exportações está 100% operacional, restando concluir a etapa das importações. 


Trabalhar em favor da desburocratização significa facilitar a vida da população e tornar mais produtivo e eficiente o ambiente empresarial. É louvável a iniciativa da Medida Provisória 1040 – AMP do Ambiente de Negócios. Entretanto, alerto que essa MP terá alcance limitado se não conseguirmos aprovar uma reforma tributária que unifique os impostos e simplifique a atual legislação que nos liberte do manicômio tributário. 


Armando Monteiro Neto, ex-senador e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior


EDSON DE VOLTA E SEM PAPAS NA LÍNGUA!

Publicado por Alberes Xavier em 10/04/2021 às 11:31



Foto Daniel Bruno


O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, está de volta definitivamente à cena politica da cidade e da região, após 100 dias de férias e de análises da nova realidade politica local. Edson está de volta, precisamente no dia hoje, sábado dia 10 de abril, para reiniciar seu programa politico na Vale FM e fazer um oposição firme ao atual governo municipal.


Edson Vieira volta com mais contundência e sem papas na língua, mostrando seu estilo forte em fazer oposição e com seu jeito corajoso em encarar as questões.


Na sexta-feira dia 9, participou dos programas do Alberes Xavier e do Marcondes Moreno pela Vale FM, e deu uma amostra de como fará a oposição. O ex-prefeito mostrou as ações dos seus primeiros 100 dias, comparando com os 100 dias do governo Fábio Aragão.


As criticas feitas ao novo gestor, deixou claro que vai comparar sim, e que está disposto a debater a cidade. Muitos embates estão sendo aguardados. (Do Blog do Marcondes Moreno)

Prefeitura da Vitória reforça frota da Guarda Municipal

Publicado por Alberes Xavier em 10/04/2021 às 11:25



A Prefeitura da Vitória de Santo Antão realizou a entrega, na noite desta sexta-feira (09), de duas viaturas para reforçar a frota da Guarda Municipal. Os veículos serão utilizados pelos agentes da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), que é um núcleo apto para atuar em ocorrências que requerem o empenho da força e na manutenção da garantia da lei e da ordem. 


A entrega das viaturas foi realizada em frente ao Palácio José Joaquim da Silva, por meio da Secretaria de Defesa Social e Segurança Cidadã e com a presença do prefeito Paulo Roberto. Trata-se de uma demanda requerida há muito tempo pela Guarda Municipal, que vem sendo ouvida pela atual gestão, e deve contribuir na motivação e na condição adequada de trabalho dos profissionais que atuam no referido núcleo. A recuperação das motocicletas e demais viaturas também serão finalizadas nos próximos dias. 


“A nossa guarda está sendo valorizada nessa gestão, pois buscamos dialogar com os seus representantes e nos reunir com a tropa para ouvir os anseios coletivo desses trabalhadores da segurança pública. Estamos entregando esses veículos que devem ajudar em operações e fiscalizações, tendo em vista que a guarda é uma força auxiliar que só contribuirá com uma cidade tranquila e longe da crimininalidade”, destacou o prefeito.

Eduardo da Fonte anuncia investimentos para o município de São João

Publicado por Alberes Xavier em 10/04/2021 às 11:19



O deputado federal Eduardo da Fonte (PP), anunciou a liberação de investimentos para o município de São João, agreste de Pernambuco. O prefeito da cidade, Wilson Lima (PP), e os secretários municipais de governo, administração e agricultura receberam com entusiasmo o anúncio da ação, que vai beneficiar o município nas áreas da saúde, educação e infraestrutura. 


“Esses recursos que serão liberados pelo deputado Eduardo da Fonte vão refletir diretamente na qualidade de vida dos moradores de São João. Tenho certeza de que este será só o começo de uma grande renovação e quem ganha com isso é o povo”, registrou o prefeito.


Dentre as melhorias anunciadas, estão a liberação de um milhão de reais para a saúde, a construção de uma nova escola com quadra coberta, além de duas retroescavadeiras, poços e tratores, que vão auxiliar ainda mais no desenvolvimento da agricultura local, uma das mais importantes atividades econômicas do município.